segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Dia Nacional dos Surdos!

Hoje comemora o Dia Nacional dos Surdos,
com muitas lutas e avanços em busca dos direitos e deveres dos surdos.
Vou falar de mim, nada melhor do que a experiencia da minha vida.
Nasci surda, como já mencionei em outros posts, vivi e vivo a inclusão, considero uma evolução pessoal, profissional e consigo me socializar, entender o que se passa ao meu redor.
Como nasci e me criei em um município pequeno a médio de 80 mil habitantes, não havia na época escola especiais, como precisava iniciar a minha vida escolar meus pais me matricularam em um colégio renomado na cidade, mas minha mãe conta que fui rejeitada no inicio por que a diretora alegava que os professores iriam ter dificuldade em me ensinar, minha mãe na época prometeu acompanhar os meus ensinos e me ensinar em casa, assim se passaram do maternal até a 8º série, todos me conheciam dentro do colégio, tive auxilio de amigos, reforço no próprio colégio. Claro que fui rejeitada em algumas atividades, como eu não me sentia triste, hoje não tenho nenhuma mágoa. Comentava com a minha mãe o que acontecia.
Superei, e me defendo, entrei para universidade, também causei espanto aos colegas e professores, porque 'falava', ao descobrirem que eu era surda. Claro que comentava com os mais próximos que era surda, vinha uma enxurrada de curiosidade, tipo, como você usa telefone?, como você "escuta" a campainha?, como você consegue dirigir?. Ia aos poucos falando e explicando como era uma pessoa surda, a deficiência escondida, não visível, assim é mais difícil aceitar.
O tempo passa e hoje sou feliz, e muito confiante em relação a qualquer coisa que faço.
Eu não me sinto um coitada. Pelo ao contrário, me sinto cada vez mais forte. Porque à medida em que vou envelhecendo vou desenvolvendo minhas potencialidades, como se fosse lapidando a mim mesma até ganhar forma a pessoa que eu quero ser.
Conformismo não combina comigo!


Bom,
Feliz dia Nacional dos Surdos!
Feliz somos nós que nunca desistimos de tentar ser Feliz mesmo com tamanho preconceito que existe!
bjus

2 comentários:

  1. Parabéns dia dos surdos
    abraço todos

    ResponderExcluir
  2. Bom post sobre Blogger: Aos 25 anos - Postar um comentario. Estou muito impressionado com o tempo eo esforço que você pôs em escrever esta história . Vou dar- lhe um link no meu blog de ​​mídia social. Tudo de bom!

    ResponderExcluir

Sejam bem-vindos, obrigada pelo seu singelo comentário.